Em plena serra da Estrela encontramos a aldeia de Cabeça, uma pitoresca Aldeia de Montanha onde predomina o casario em xisto, um local repleto de encantos e histórias que vale a pena desvendar. A tradição e a identidade desta aldeia está muito associada ao cultivo dos campos em socalco e à pastorícia.

Saiba mais sobre esta Aldeia de Montanha aqui.

PRIMEIRA ALDEIA LED DO PAÍS

Designação atribuída pelo investimento em medidas de eficiência energética evidentes ao nível da iluminação pública. Esta intervenção despertou e consciencializou os habitantes da aldeia para uma maior responsabilidade ambiental e consequentemente uma maior preocupação na valorização e promoção dos valores  ligados à economia do baixo carbono.
O espaço público e as fachadas na Aldeia Natal vão ser iluminados com recurso a tecnologia
LED.

A COMUNIDADE DA CABEÇA

Com aproximadamente 200 habitantes, a comunidade de Cabeça tem vindo a aprender a usar técnicas de ecodesign para decorar a aldeia. Estão a ser  e aproveitados materiais florestais, produtos agrícolas tradicionais, reaproveitados e reciclados excedentes provenientes da indústria têxtil, nomeadamente a lã da serra da Estrela. Até ao dia da abertura oficial da Aldeia Natal, as gentes de Cabeça reúnem-se no final de um dia de trabalho para a confeção das decorações de Natal. Tudo é feito ao mais ínfimo pormenor por mãos sábias e jovens que querem fazer perdurar esta festa de montanha. Com dedicação, altruísmo e muito amor à Aldeia, tudo se consegue! Este ano não é exceção.

COMO CHEGAR

Desde Lisboa

Siga pela A1 no sentido Norte até ao nó de Coimbra. Saia e entre no IP3 no sentido Viseu. Siga nessa estrada até encontrar a saída para Nelas. Quando chegar a esta localidade siga em direcção a Seia pela N231. Depois de passar Valezim, na próxima rotunda seguir pela primeira saída, com a indicação “Cabeça” apanhando a EM518.

Desde o Porto

Siga pela A1 até ao nó de Albergaria. Saia e entre na A25 no sentido Viseu/Vilar Formoso. Siga até encontrar a saída para Viseu, saia e siga em direcção a Nelas pela N231. Quando chegar a esta localidade siga em direcção a Seia pela mesma estrada. Depois de passar Valezim, na próxima rotunda seguir pela primeira saída, com a indicação “Cabeça” apanhando a EM518.

Coordenadas Geográficas da Aldeia Natal

Latitude: 40°19’11.13″N

Longitude: 7°44’6.49″W

FAÇA PARTE DESTE EVENTO

Tem várias formas de participar

Ver Inscrições